Categoria: Dicas, Jeans
em 20 maio 2020

As primeiras medidas padrões surgiram na Europa, com Alexis Lavigne, inventor e alfaiate particular da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III (sobrinho do Bonaparte). Todos os dias, Lavigne precisava tirar as medidas do corpo da imperatriz para elaborar novas roupas, costume que ela detestava.

Por isso, o alfaiate inventou um busto de costura com as medidas da alteza para servir de modelo e não a incomodar mais. Mas a criação de Lavigne não virou padrão mundial em função das diferenças antropométricas (medidas do corpo) entre indivíduos de diferentes países.

No Brasil, a primeira numeração oficial das peças de roupas é bem recente. O manual da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) saiu em 1995, definindo os tamanhos máximos e mínimos de cada peça masculina, feminina e infantil.

As numerações levam em conta os contornos do tórax, busto, pescoço, cintura, além da altura da pessoa. Algumas confecções, contudo, preferem o sistema PP-P-M-G-GG , muito comum nos EUA, que oferece menos opções de numeração.

Esses limites especificados pela ABNT devem ser seguidos por todos os fabricantes de roupas que seguem o sistema. No entanto, ao criar peças sob medida, é pertinente conhecer suas medidas em centímetros, para garantir o melhor caimento que a roupa pode proporcionar.

Conheça agora os limites de medidas no sistema PP-P-M-G-GG:

Tabela de medidas do corpo Masculino:

Tabela de medidas do corpo Feminino:

Confira suas medidas nessas tabelas para realmente confirmar o tamanho da calça que vai encomendar! Estamos a sua disposição para esclarecer as dúvidas. Envie-nos uma mensagem pelo site ou pelo nosso telefone 41 99650-6677.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu endereço de email.