Categoria: Jeans
em 11 outubro 2019

Você conhece a história da tão famosa e fashion calça jeans? Hoje em dia é uma peça indispensável dos mais variados guarda-roupas, mas teve seu tecido fabricado pela primeira vez no ano de 1792, em Nimes, na França. O nome “tecido de Nimes” foi abreviada para “Denim” com o passar dos anos, e até hoje é usado em muitos países.

Começou a ser utilizado como roupa para trabalhos no campo e por marinheiros italianos que trabalhavam no porto de Génova. Tudo isso por suas características robustas e duráveis, que o faziam um ótimo tecido para roupas de trabalho pesado. 

Diante das dificuldades para encontrar roupas resistentes e flexíveis para os trabalhadores da Califórnia, em 1853, Levi Strauss decidiu procurar um tecido na Europa, encontrando o tecido de Nimes”, feito de algodão sarjado. Seu primeiro lote de calças tinha como código o número 501, que ainda hoje, é seu modelo mais famoso.

A EVOLUÇÃO:

Com o passar dos anos, as calças jeans seguiram a evolução constante e melhoraram muito. Em 1860 foram acrescentados os botões de metal, e em 1886, foi introduzida a etiqueta de couro no cós das calças. 

Mas sua principal característica, a cor azul índigo, só foi introduzida em 1890 e foi uma grande estratégia para tornar os jeans mais atraentes. Os bolsos traseiros apenas fizeram a sua aparição em 1910.

INFLUÊNCIAS:

Ganhou grande influência com o auge do movimento hippie, no início do século XX, que usavam o jeans para protestar contra um estilo de vida conservador e tradicional. Seu caráter começou como rebelde, mas logo depois virou moda e foi, finalmente, adotados pelos mais variados estilistas da época.

No cinema, também teve papel, sobre a pele dos imortais personagens de Marlon Brando e de James Dean, sendo associado a completa liberdade. Os mesmos jovens que incorporaram o uso do jeans no dia-a-dia, os associaram também aos elementos formais, como a camisa, o blazer e a gravata.

Uma das maiores polêmicas dos anos 70, foi quando Calvin Klein arriscou levar as peças jeans para a passarela. Apesar de que, logo foi imitado por muitos outros estilistas famosos, como: Levi’s, Lee, Ellus, entre outras.

Ao contrário da maioria das peças de vestuário que encontramos em nosso guarda-roupa,  o jeans nasceu na base da hierarquia e, com o tempo, subiu tantos degraus da estima da sociedade que tornou-se item indispensável. Hoje é uma peça tradicional e estimada por todos.

A Saint Tailor é a melhor confecção de calças para você. Nossas peças sob medida fazem o seu estilo e proporcionam uma experiência de moda sensacional. Transformamos vidas com conforto, estilo e elegância. Conheça mais sobre nós e nossos produtos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu endereço de email.